Literatura Técnica (2)

Fique bem informado sobre os produtos Hialurox, suas formulações, resultados e informações técnicas.

Complicações imediatas com preenchimento cutâneo

(Early complications with soft tissue augmentation)

LEIA O ARTIGO AQUI

Sumário
Numerosos preenchedores dérmicos têm sido utilizados durante a última década. Uma série de inconvenientes tem sido relatados e, por vezes, as complicações graves ocorreram. As reações adversas secundárias para produtos biodegradáveis são geralmente pouco tempo, mas com os produtos não biodegradáveis observamos complicações graves, persistentes e recorrentes. Por enquanto, não há preenchimento dérmico ideal. Todas as cargas podem levar a eventos adversos e precisamos informar os pacientes totalmente antes de injetar.
Este artigo aborda as complicações imediatas dos preenchimentos a partir da experiência da autora.

Sumary
Numerous dermal fillers have been used for the past decade. A lot of drawbacks have been reported and, sometimes, severe complications occurred. Adverse reactions secondary to biodegradable products are usually time limited, but with the nonbiodegradable products, we have observed severe, persistent, and recurrent complications. For the moment, there is no ideal dermal filler. All fillers can lead to adverse events and we need to inform patients fully before injecting.  This paper is about recent side effects with implant fillers considering the authors experience.
 
Autora
Érica de O. Monteiro - Dermatologista, colaboradora do Setor de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia (Unicco) do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina ­ Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Editora científica do suplemento de Dermatologia e Cosmiatria da Revista Brasileira de Medicina ­RBM. - RBM Ago 14 V 71 n.esp. g3
Indexado LILACS LLXP: S0034­72642014017900001

 

Precauções e Advertências com o uso do Hialurox

Advertências e Precauções 

Não aplicar:
Em pacientes com hipersensibilidade ao ácido hialurônico.
Em pacientes com hipersensibilidade a lidocaína ou anestésicos superficiais.
Em pacientes que sofram de porfiria. Em mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Não aplicar em crianças.
Não aplicar próximo à locais com problemas cutâneos, como tumores, inflamações e/ou infeccões. Em pacientes com tendência a desenvolver cicatrizes hipertróficas.
Em pacientes com epilepsia não controlada. Em vasos sanguíneos (intravascular).
Cuidados especiais na região periorbital como pálpebras, pés de galinha e glabelar. Na tentativa sobrecorrigir uma aplicação. Durante um tratamento imediato a laser. Durante um peeling químico ou dermoabrasão. Sobre a pele com uma reação inflamatória, devido a um peeling.
 
Precauções de uso:
Recomenda-se ao paciente não se maquiar as 24 horas seguintes após a aplicação. Evite a exposição ao sol.

Evite temperaturas inferiores a 0°C. Evitar o uso de sauna ou banho muito quente durante 15 dias após a aplicação. Utilizar o Hialurox exclusivamente de forma intradérmica e na mucosa dos lábios. Não utilizar o Hialurox em uma região dérmica já tratada com outro produto de preenchimento e/ou implantes permanentes. Não utilizar o Hialurox em uma região muito próxima à nervos, vasos e outras estruturas vitais. Evitar aplicar em pacientes com antecedentes de alguma doença autoimune declarada. Não se recomenda o uso em pacientes com antecedentes de alergia severa múltipla ou de choque anafiláctico. Recomenda-se a aplicação de um teste duplo de sensibilidade prévia a estes pacientes ou um tratamento preventivo adaptado antes de proceder à aplicação. Não é recomendada a aplicação em pacientes com reumatismo articular agudo, com localização cardíaca. Recomenda-se a aplicação de um teste duplo de sensibilidade prévia a pacientes com antecedentes de doenças estreptocócicas. Pacientes sobre o tratamento de anticoagulante, devem ser orientados do maior risco de hematomas e sangramentos durante a aplicação.

A aplicação pode levar a reativação de infecções virais por herpes, latentes ou subclinicas. Recomenda-se evitar o uso de aspirina ou vitamina C em doses elevadas uma semana anterior a aplicação, pois estas substâncias afetam a função plaquetária, causando esquimoses ou sangramentos mais axuberantes na região de aplicação.

Pacientes com excesso de expectativas, devem ser alertados que o produto se destina a pequenas correções. Não se recomenda a aplicação em associação com medicamentos que inibem ou diminuem o metabolismo hepático (cimetidina, beta-bloqueantes e outros). Deve ser aplicado com precauções especiais em pacientes que apresentem distúrbio de condução cardíaca, função hepática acentuadamente diminuída ou disfunção renal grave. Em caso de obstrução de agulha não pressionar a haste do embolo da seringa. Interrompa a aplicação e substitua a agulha. Este produto contém Lidocaína, portando o médico deve estar atento às reações adversas e em casos em que o paciente esteja fazendo uso deste anestésico em outros procedimentos (uso tópico ou em bloqueio de nervo dentário).
 
IMPORTANTE: O Hialurox contém um princípio ativo que pode dar um resultado positivo em testes anti-doping.
 
Incompatibilidade: Alguns sais de amônia quaternário como cloreto benzalcônio são incompatíveis com o acido hialurônico. Recomenda-se nunca manter contato do Hialurox com estes produtos ou materiais médicos-cirúrgicos que tenham sido tratados com estes produtos. Não há reação adversa conhecida com outros anestésicos locais. Efeitos indesejáveis: Alguns efeitos secundários potenciais podem ocorrer e o paciente deve estar ciente deste fato.
Os efeitos abaixo relacionados podem ser imediatos ou posteriores:
Após a aplicação poderá ocorrer reação inflamatória como vermelhidão, edema, eritema, inchaço, equimose e outros como coceira e dor. Normalmente estes efeitos podem se prolongar por uma semana após a aplicação. No caso dos efeitos se prolongarem além deste período recomenda-se informar ao medico para que ele possa propor um tratamento. Mudança na coloração da pele na região da aplicação. Hematomas. Nódulos podem aparecer na região da aplicação. A eficácia poderá variar de uma região a outra inclusive com fraco efeito de preenchimento.
Alguns casos de necrose foram descritos na região glabelar, de abscesso, de granuloma e de hipersensibilidade imediata ou retardada após a aplicação de acido hialurônico. Convém levar em conta estes riscos.
 
Importante: Qualquer efeito indesejável deve ser informado ao médico e deve ser informado ao distribuidor e/ou ao fabricante. Advertências: Não utilizar o Hialurox se a caixa estiver violada. Verificar a data da validade do produto na embalagem. Não misturar com outros produtos antes da aplicação. Não reutilizar. Não reesterilizar. Não reutilizar agulhas. Não tentar endireitar uma agulha. Dar o descarte correto a seringas e agulhas. Recomenda-se uma dosagem máxima de 2 mL por sessão. Importante: Evitar exposição solar após a aplicação.
 
Condições especiais de armazenamento e conservação: Conservar entre 2°C e 25°C e ao abrigo da luz. Produto frágil.

Depois de aberto o mesmo deverá ser totalmente consumido na mesma sessão ou descartado.
 

Conheça os Produtos

Somos o único laboratório nacional a produzir HIALURONICO RETICULADO.

  

Hialurox Preenchedores

Nova geração de preenchedor de ácido hialurônico com maior conforto e resultado na aplicação.

  

Fale Conosco

Entre em contato com nossa equipe. Nosso suporte de atendimento é 24 horas e todos os dias.

  

DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd